Setores / Acesso

Os setores de escalada estão divididos em três grupos principais (G1, G2 e G3).

As trilhas no geral, principalmente nos setores mais visitados G1 e G3, são bem marcadas e possuem plaquinhas de madeira com sinalização. Alguns acessos, principalmente G2 tem trilhas com mata um pouco mais fechada e sinalização da trilha não tão óbvia, por isso recomenda-se levar sempre o guia  (Guia de Escalada Esportiva Serra do Cipo).

GRUPO 1

O grupo 1, do complexo de calcário do Morro da Pedreira, é o mais perto para os escaladores. O setor mais próximo “Zuma”, está a 10 min. de caminhada a partir da portaria da pousada A Grande Pedreira. Parte da parede é visível da estrada principal MG-10, onde se vê um paredão de rocha cortado na época da mineração, formando uma parede lisa, totalmente vertical.

No grupo 1 existem 9 setores, totalizando 112 vias, com graduação de 5 até br10c. Predominam vias de 7 e 8 graus.

ACESSO AO SETOR ZUMA: A partir da rodovia MG-10, entre a esquerda na estrada de terra em frente a ACM-Cachoeira Véu da Noiva, e siga por 200m até a entrada da Pousada Grande Pedreira. O acesso deve ser feito a pé, seguindo as placas indicativas que levam até a rocha. Se estiver de carro, estacione na rua, do lado de fora da propriedade. O estacionamento da pousada é restrito a clientes da pousada.

ACESSO AO SETOR PAPAGAIO: Para chegar a esse setor, logo após passar a Pousada Carumbé, pegue a trilha a esquerda, no passa um. Suba o pasto e vire a esquerda numa trilha bem marcada, continue nesta trilha até chegar num mirante de pedras e siga a direita passando em cima das pedras. A trilha continua em descida a direita até chegar no Vale do Papagaio.

VIAS CLÁSSICAS:

Minha Amada Imortal – Br7b
Sonho de Consumo – Br8c

IMG_2237-1024x768
DJI_0100-HDR

GRUPO 2

Apesar de apresentar a menos quantidade de vias, algumas das melhores escaladas do Cipó estão aqui, como a clássica Coliseu e a exigente Alcapone no setor PCC.

Neste grupo há 4 setores, totalizando 50 linhas (Guia 2015), com graduação variando de 5 a Br11, com alguns projetos que podem chegar a Br11c. A metade das vias está graduada acima de 9, tornando suas paredes extremamente exigentes.

ACESSO: A partir da rodovia MG10 , entre a esquerda na estrada de terra em frente a ACM-Cachoeira Véu da Noiva e siga em direção a pousada Carumbé. Se estiver de carro, procure estacionar na estrada após passar a pousada. Continue pela estrada de terra caminhando e a esquerda encontrará uma porteira de madeira, onde inicia a trilha.

Depois de uma caminhada de 5min, na segunda porteira de madeira, vire a direita em uma leve subida em direção aos setores Coliseu, PCC, Rockmaster e Setor da Santa (sinalização com plaquinhas de madeira).

Setor Foda: Para este setor específico do Grupo 2, voce precisa passar pelo grupo 3. Passe a entrada do setor Vale da Perseguida e continue até encontrar uma trilha a direita que leva ao setor.

VIAS CLÁSSICAS:

Coliseu Br9c

Alcapone Br10a

WhatsApp-Image-2019-07-21-at-11.27.35-1-300x225

GRUPO 3

Este é o grupo mais clássico e frequentado pelos escaladores. O grupo 3 é dividido em 16 setores, contemplando mais de 191 vias esportivas. Nele podemos encontrar setores e vias clássicas do Cipó. A grande variedade de vias possibilita escaladas técncas, atléticas, curtas e longas.

ACESSO:  A partir da MG-10, em frente à ACM – Cachoeira Véu da Noiva vire a esquerda na estrada de terra, siga a estrada principal por aproximadamente 800m até chegar a uma porteira azul de fazenda, do lado direito da rua, onde inicia a trilha. O estacionamento é o mesmo para Grupo 2. Evite estacionar em frente a porteira, não é uma área designada para tal. O ideal é parar um pouco antes, em uma clareira bem evidente, à esquerda e direita da estrada. Após 5 min de caminhada chega-se a segunda porteira, siga em frente em uma leve subida, mantendo-se na trilha mais plana e mais larga. Após mais ou menos 100m existe uma bifurcação, vire à direita em outra leve subida. Siga por esta trilha até o início dos setores do Grupo 3, que atualmente está sinalizado com placas de madeira indicando a direção de cada setor.

VIAS CLÁSSICAS:

Lamurias de Um Viciado – Br7b

Sinos de Aldebaran – Br8c  – Talvez a mais clássica do Brasil!

Bora Reservar?